betmotion

Objetivo

Melhorar a qualidade da gestão empresarial e da gestão da inovação

grafico-gestao-empresarial.png
Iniciativas
  1. Capacitação em gestão empresarial; 
  2. Promoção da gestão em segurança no trabalho;
  3. Promoção da gestão da inovação.

 

Foram realizadas 20 ações para alcançar esse objetivo:

• 18 ações de prestação de serviços;

• 2 ações de geração de conhecimento.

 
AÇÕES DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
Ação 1: Capacitações internacionais realizadas pelo IEL em parceria com a Steinbeis e a SOFOFA

Em 2018, o IEL realizou duas capacitações internacionais:

Módulo internacional em liderança para inovação na Alemanha em parceria com a Steinbeis. Foram capacitados 31 gestores, executivos e empresários de 29 empresas, com carga horária de 80 horas

Capacitação internacional em relações institucionais e governamentais em parceria com a SOFOFA. Foram capacitados 15 gestores, executivos e empresários de 11 empresas, com carga horária de 24 horas

 
Ação 2: Programas nacionais de capacitação do IEL

Em 2018, o IEL realizou cinco programas nacionais, capacitando 116 gestores, executivos e empresários de 48 empresas:

- IEL Núcleo Central: Relações governamentais na estratégia corporativa – 150 horas;

- IEL/PA: Compliance e eficiência empresarial – 16 horas;

- IEL/CE: Compliance e eficiência empresarial – 16 horas;

- IEL/SP: Relações governamentais na estratégia corporativa – 24 horas;

- IEL/RS: Gestão da Mudança e a transformação digital – 16 horas.

 
Ação 3: MBAs ofertados pelo IEL em parceria com a Faculdade da Indústria

O IEL, em parceria com a Faculdade da Indústria, ofertou nacionalmente 18 turmas de MBAs nos estados de AL, AM, CE, DF, GO, MA, PR, PE e RN, capacitando o total de 325 gestores, executivos e empresários, nos anos de 2018 e 2019.

Lista de Programas ofertados nacionalmente:

- MBA em Gestão Industrial;

- MBA em Liderança para Inovação;

- MBA em Gestão da Mudança e a Quarta Revolução Industrial e o Futuro dos Negócios;

- MBA em Gestão, Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental;

 - Especialização em Direito em Gestão do Judiciário;

- Especialização em Inovação na Gestão da Propriedade Intelectual, Direito e Novos Negócios;

- MBA Internacional Liderança para Transformação Digital e Indústria 4.0;

- Especialização em Gerenciamento de Obras;

- MBA em Controladoria e Finanças;

- MBA em Desenvolvimento Gerencial com Práticas Integradas;

- MBA em Estruturação de Projetos Compliance;

- MBA em Planejamento e Gestão Estratégica;

- MBA em Economia e Negócios;

- MBA em Gerenciamento de Processos de Negócios;

- MBA em Gestão Educacional;

- MBA em Gestão Empresarial;

- MBA em Gestão Estratégica em RH e Talentos.

 
Ação 4: Programas de educação executiva e empresarial

Até junho de 2019, o IEL realizou dois programas de educação executiva e empresarial, capacitando 26 gestores, executivos e empresários de 16 empresas:

- IEL Núcleo Central: Imersão em estratégias de inovação em São Paulo em parceria com a SDA Bocconi, com duração de 16 horas, entre capacitação e visitas técnicas em centros de inovação;

- IEL/PR: Compliance e eficiência empresarial, com 16 horas de duração.

 
Ação 5: Curso de extensão em Relações Institucionais e Governamentais

Em 2019, o IEL realizou o curso de extensão em Relações Institucionais e Governamentais, com carga horária de 100 horas e público de 25 participantes.

 
Ação 6: Cursos online gratuitos nas áreas de gestão, finanças e negócios

Em 2020, o IEL disponibilizou ao mercado a oferta de 21 cursos online gratuitos nas áreas de gestão, finanças e negócios. Com a pandemia, ocorreu uma intensificação das instituições educacionais com a oferta de treinamentos online. Os cursos disponibilizados possuíam carga horária entre 1 e 16 horas, no formato autoinstrucional com emissão de certificado. Ao todo foram 14.120 profissionais inscritos, o que gerou 36.271 matrículas e emissão de 16.538 certificados. As temáticas, como fundamentos da inovação, transformação digital, gestão ágil e estratégia, seguiram a missão e visão do IEL de desenvolver competências em gestão e em promover a inovação para aumentar a competitividade da indústria brasileira.

 
Ação 7: Convênio com Sebrae para execução de projetos para aprimoramento da gestão da inovação em empresas de micro e pequeno porte

O Convênio CNI, Sesi, Senai e Sebrae 46/2014, realizou duas edições da Chamada Nacional de Projetos junto às federações de indústria, totalizando, em 2019, a execução de 25 projetos para aprimoramento da gestão da inovação em empresas de micro e pequeno porte. Foram beneficiadas 798 empresas, que foram atendidas com 110.591 horas de consultoria para elevar o grau de maturidade em gestão da inovação, superando a meta em 100%. O IEL foi contratado por 22 Federações de Indústria para prestar consultoria em gestão da inovação atendendo 728 empresas.

 
Ação 8: Projeto Nagi Digital  - gestão para a transformação digital

Por meio de parceria estabelecida em 2019 entre CNI, MCTI, CNPq, Finep e Senai, está sendo realizado o projeto Nagi Digital, uma iniciativa da CNI para apoiar a gestão da inovação com foco na maturidade tecnológica e de gestão dos processos das empresas, contribuindo para a transformação digital do setor produtivo. Esse apoio está sendo dado pela estruturação da Rede Nagi Digital e pelo nivelamento de conceitos e adaptação de metodologias e ferramentas de Gestão da Inovação das 15 instituições selecionadas em duas Chamadas. Em 2020, a parceria foi ampliada, totalizando a alocação de R$1,6 milhão pelo MCTI, via CNPq, para a realização dos projetos-pilotos pelas instituições selecionadas, após alinhamento conceitual e harmonização das metodologias do projeto.

 
Ação 9: Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação

A CNI realiza edições do Programa de Imersões em Ecossistemas de Inovação, uma iniciativa que faz parte da agenda de Inserção Global via Inovação. A intenção é promover interação entre empresários, executivos, acadêmicos e representantes do governo brasileiro com atores estratégicos dos principais ecossistemas de inovação do mundo.

Em suas edições, o programa de imersões contemplou 8 países, além de 200 instituições em ecossistemas de inovação no Brasil e no exterior. Mais de 600 participantes realizaram imersões, sendo que 98% desse grupo recomenda fortemente o programa. Entre janeiro de 2018 e dezembro de 2020, a CNI realizou 15 edições do programa, levando lideranças da indústria, governo e centros de pesquisa a destinos no Brasil, Itália, Suíça, EUA, Israel, Alemanha e China.

 
Ação 10: Lançamento da plataforma de Educação Executiva do IEL

No primeiro semestre de 2021, o IEL lançou a plataforma de Educação Executiva. A solução possibilita oferecer cursos on-line autoinstrucionais e ao vivo, cursos presenciais e in company, trilhas de desenvolvimento, além de uma biblioteca com conteúdo gratuito, configurando-se também como uma plataforma para gestão de aprendizagem.

Para o lançamento da Plataforma e posicionamento da Educação Executiva do IEL, foram realizadas ações de fortalecimento da marca, tais como: campanhas online por meio das redes sociais e disseminação de materiais de comunicação, tais como: campanhas online por meio das redes sociais, disseminação de materiais de comunicação e o Webinar"Como novos hábitos de consumo estão mudando os negócios e a educação", que já registrou 1.207 visualizações.

A partir do lançamento da Plataforma em Março de 2021, o IEL intensificou a oferta de ações, com o lançamento de soluções educacionais de diferentes modalidades, como cursos on-line ao vivo, assíncronos, cursos in company, webinars e lançou os Comitês Temáticos de Educação Executiva.

 
Ação 11: Cursos in company, online e trilha

A partir do segundo trimestre de 2021, o IEL passou a ofertar ações educacionais nas modalidades curso in company, online e trilha, com os seguintes temas:

- Trilha de Formação Inova Talentos;

- Composição dos ComitÊs Temáticos de Educação Executiva;

- Economia de Defesa;

- Engagement Day Bosch;

- Foco na carreira;

- Projetos de Inovação: do projeto à captação de recursos;

- Desmistificando o People Analytics;

- Construindo Eficiência e Inovação;

- Metodologias Ágeis para a Gestão de Pessoas;

- People Analytics:

- People Analytics: como a ciência de dados transforma as estratégias de RH;

- Perfil comportamental: entenda o seu e desenvolva-se;

- Estratégias em Relações Institucionais e Governamentais – RIG;

- Governança de empresas familiares em ambiente de alta complexidade

 

Ação 12: Novas modalidades de cursos do IEL

O IEL implementou novas modalidades de cursos, tais como webinars gratuitos mensais e

masterclass.

Foram realizados três webinars, totalizando audiência síncrona de mais de 500 participantes, considerando os palestrantes Arthur Igreja, Andrea Krug, Gabriel Pinto eMaria Lucia Rodrigues. Além dos webinars, no final do ano foi realizada uma MasterClass,em parceria com a FIA/USP. Totalizando mais de 2.500 visualizações.

 
Ação 13: Ações educacionais realizadas no primeiro trimestre de 2022

No primeiro trimestre de 2022, foram realizadas ações educacionais, com Gestão da Oferta de 6 programas de formação, sendo:

1)LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados,

2)Trilha de Transformação digital - 6 cursos e

3) Metodologias Ágeis em Gestão de Pessoas, além de outras ações em desenvolvimento:

4)Trilha de Transformação Digital - 10 cursos,

5)Formação de supervisores de Estágio,

6) Innovation and Supply Chain Leadership Program e.

Em 2022 a rede IEL capacitou 4.226 pessoas em cursos de Gestão da Inovação com atendimento a 1.630 empresas. Prestou 31.758 horas de serviços de consultoria, com atendimento a 309 empresas. Em Gestão Empresarial executou 181.822 horas de serviços de consultoria, atendendo 1.800 empresas.

 
Ação 14: Soluções inovadoras dos Centros de Inovação do SESI

Disponibilização de 29 soluções inovadoras dos nove centros de inovação do SESI: Prevenção da Incapacidade (BA), Economia para Saúde e Segurança (CE), Ergonomia (MG), Longevidade e Produtividade (PR), Sistemas de Gestão em SST (MS), Higiene Ocupacional (RJ), Fatores Psicossociais (RS), Tecnologias para Saúde (SC), Estilo de Vida e Saúde (SP).

OsCentros de Inovação SESI foram estruturados com o objetivo de formar uma ponte entre o meio acadêmico e as necessidades em saúde e segurança das empresas nacionais. Seu foco de atuação é a pesquisa aplicada, e utilização do conhecimento gerado no desenvolvimento de novas soluções em saúde e segurança na indústria.

Essa ação compõe o Programa SESI de Inovação na Indústria.

 
Ação 15: Inclusão das categorias “Inovação em Saúde e Segurança no trabalho e Promoção da Saúde” e “Inovação setorial em Saúde e Segurança no trabalho e Promoção da Saúde”no Edital de Inovação para a Indústria 2018

Inclusão, no Edital de Inovação para a Indústria de 2018, das categorias “Inovação em Saúde e Segurança no trabalho e Promoção da Saúde” e “Inovação setorial em Saúde e Segurança no trabalho e Promoção da Saúde”.

Na Categoria Inovação em Saúde e Segurança do Trabalho e Promoção da Saúde, foram disponibilizados aproximadamente R$ 3,4 milhões de reais em 11 projetos.

Na Categoria Inovação Setorial em Saúde e Segurança do Trabalho e Promoção da Saúde, foram disponibilizados R$ 1,2 milhões de reais em 2 projetos.

Essa ação compõe o Programa SESI de Inovação na Indústria.

 
Ação 16: Lançamento da Plataforma Nacional de Soluções SESI

Lançamento da ferramenta “Plataforma Nacional de Soluções SESI”, em 28/11/2017, onde as soluções provenientes dos Centros de Inovação SESI estão sintetizadas (objetivos, modalidade, setor de atendimento, recursos necessários, resultados esperados, entre outros) para conhecimento de todos os departamentos regionais do SESI e principalmente o cliente indústria. A Plataforma permite divulgar produtos e serviços, e tem por objetivo disseminar, transferir e promover o conhecimento do capital intelectual. Ao acessar, a indústria seleciona as soluções inovadoras ou encaminham para os Centros de Inovação o seu desafio relacionado a Saúde e Segurança, a fim de propormos uma solução junto ao cliente indústria.

Essa ação compõe o Programa SESI de Inovação na Indústria.

 

Ação 17: Redes Temáticas formadas a partir da estruturação dos Centros de Inovação SESI

A partir da estruturação dos Centros de Inovação SESI, foram formadas nove Redes Temáticas, com objetivo de fomentar os projetos conforme real necessidade dos setores industriais.

Foram realizados 25 encontros de redes temáticas e setoriais com média de 15 participantes por encontro com foco nos temas:

- Ergonomia;

- Economia para Saúde e Segurança;

- Tecnologias para Saúde;

- Prevenção da Incapacidade;

- Sistemas de Gestão em SST;

- Fatores Psicossociais;

- Higiene ocupacional;

- Longevidade; e

- Produtividade.

 

Assim, foram alcançados 30 projetos referentes a transferência de tecnologia aplicada na indústria entre os Centros de Inovação.

 

Ação 18: Projeto piloto ROADMAPS 4.0

Execução em andamento do projeto piloto ROADMAPS 4.0 com 12 empresas em atendimento e dois atendimentos concluídos. Assinado em dezembro de 2020, o convênio firmado entre CNI e ABDI tem como objetivo a execução de Projeto Piloto em 20 empresas industriais para elaboração de Roadmaps empresariais de investimento em tecnologias de Indústria 4.0 nas empresas.

 

AÇÕES DE GERAÇÃO DE CONHECIMENTO
Ação 19: Série IEL de Mentorias e Gestão Empresarial para promover o acesso ao conhecimento no contexto da pandemia do coronavírus

O IEL criou a Série IEL de Mentorias e Gestão Empresarial para promover o acesso ao conhecimento no contexto da pandemia do coronavírus. A série promoveu bate-papos on-line com a participação de especialistas em gestão empresarial com foco na tomada de decisões estratégicas de empresas. Os webinars aconteceram no período de 07/05 a 25/06 de 2020, às 17h, com transmissão ao vivo nas redes sociais do IEL, entre elas Youtube, Linkedin e Facebook. Ao todo, foram 8 sessões que totalizaram 28.474 visualizações dos conteúdos.

 
Ação 20: Metodologia SESI Go LAB

Desenvolvimento da metodologia SESI Go LAB, que consiste em uma caixa de ferramentas de aceleração de ideias para criação e validação de soluções para a indústria. A metodologia consiste em, diante de um desafio de saúde e segurança, entender, desconstruir e idear. Na sequência, os participantes iniciam o processo de decidir e detalhar, e finalizam por meio de prototipar, testar e aprender. Logo, alcançar uma proposta inovadora por meio da experimentação proposta no SESI Go Lab, é uma forma de tangibilização do que se propõe investir.

Esta metodologia já está à disposição nos seguintes estados: AC, AM, BA, CE, DF, GO, MG, MS, PE, PB, RS e RR. Em 2019, estará disponível nos estados: AL, AP, ES, MT, PR, RO e SP.

Resultou-se no envolvimento de 15 empresas no desenvolvimento de novos projetos inovadores em saúde e segurança do trabalho que puderem submetê-los no Edital de Inovação para a Indústria.

Essa ação compõe o Programa SESI de Inovação na Indústria.

 
AÇÕES RELACIONADAS: Plataforma SESI Viva+

O SESI disponibilizou a plataforma SESI Viva+ para apoiar as empresas na gestão dos processos de Saúde e Segurança no Trabalho. A descrição dessa ação se encontra no objetivo melhorar o sistema de saúde, no fator-chave Eficiência do Estado e Desburocratização.

betmotion Mapa do site